O PPGBA tem uma rede de parceiros internacionais composta por pesquisadores de várias Universidades da Europa, América do Norte e do Sul. Estas ações ocorreram ao longo do quadriênio com países como Canadá, Dinamarca, Suécia, Bélgica, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, entre outros. Ações relacionadas a convênios institucionais são incentivadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação.
Atualmente, o Programa tem um aluno do Peru (Convênio PAEC OEA/GCUBUFRPE) e uma aluna do Equador que ingressou em 2019. No ano de 2018, a UFRPE participou do edital Capes-PrInt e o PPGBA teve seu projeto aprovado no contexto institucional, tendo suas atividades iniciadas no ano de 2019. Dentro do projeto institucional de Internacionalização, o PPGBA se inseriu em dois temas estratégicos: Tema 1. Sistemas de produção agropecuária, biodiversidade e sustentabilidade: Título do objetivo: Epidemiologia, desenvolvimento e padronização de técnicas de diagnóstico de enfermidades. Tema 2. Tecnologias portadoras de futuro (Nanotecnologia). Objetivo: Desenvolver e caracterizar sistemas de liberação controlada de fármacos em escala nanométrica como produtos de uso veterinário. O Núcleo de idiomas da UFRPE está atuante na preparação dos alunos do PPGBA.
No ano de 2019, os professores Leucio Alves e Rafael Ramos realizaram uma missão de trabalho para a Universidade da Georgia. O objetivo da missão foi estabelecer acordos de cooperação envolvendo ensino, pesquisa e extensão com o Departamento de doenças infecciosas e parasitárias do Colégio de Veterinária da Universidade da Geórgia. Neste contexto, aprovamos a visita do Prof. Ray Kaplan que ministrou a disciplina Tópicos Especiais em novembro de 2019, cuja abordagem foi resistência anti-helmíntica e diagnóstico desta parasitose, aos discentes do PPGBA. O curso contou com a participação de discentes do Programa e foi oferecido em língua inglesa. Ao final os alunos apresentaram um seminário em inglês onde houve uma interação entre os discentes, docentes e o Prof. Kaplan. Este pesquisador também se reuniu com o Comitê CAPES-PrInt do Programa, onde foram discutidos assuntos referentes à cooperação entre a UFRPE e a Universidade da Georgia. Posteriormente, realizou reunião com o Colegiado do Programa, onde se discutiu os pontos fortes da Cooperação entre o PPGBA e a Universidade da Georgia. Em outro momento, mas ainda pelo CAPES-PrInt, os Professores Leucio Alves e Rafael Ramos realizaram visita técnica na Universidade da Georgia em Outubro de 2019, com o objetivo de estabelecer um acordo para promover a cooperação nas áreas de ensino pesquisa e extensão com o Departamento de Doenças Infecciosas do Colégio de Medicina Veterinária da Universidade da Georgia. Ao final da missão, foi estabelecida a proposta de protocolo de intenções para realizar atividades de intercâmbio entre a UGA e PPGBA nas áreas de doutorado sanduíche, pós-doutorados, PVE além da discussão do regime de doutorado cotutela entre ambas as Universidades.
Outro PVE que visitou o PPGBA no ano de 2019 foi o Prof. Lorenzo Pastrana do International Iberian Nanotechnology Laboratory, Braga, Portugal. Realizou atividades de cooperação científica e ministrou o curso de Nanoencapsulamento para os alunos de pós-graduação da UFRPE.
No ano de 2019-2020, o professor Pabyton Cadena realizou estágio Pós-Doutoral na Indiana University, Purdue University Indianapolis, EUA. O docente desenvolveu o projeto de pesquisa com tema na área de biologia do desenvolvimento usando o Zebrafish (Danio rerio) como um modelo animal, sob a supervisão do professor James Marrs do Department of Biology da IUPUI. Além disso, foi solicitado fomento nos EUA em um projeto com a participação do prof. Pabyton Cadena. Também foi firmada parceria para a ida de um aluno pelo programa PDSE no ano de 2020, além de realização de projetos de pesquisa em parceria entre a UFRPE e a IUPUI.
Em 2019-2020, o doutorando Marcus Falcão realizou atividades com bolsa PDSE na ANSES/França (Unité de Zoonoses Bactériennes, ANSES Maisons-Alfort, França). O discente desenvolveu o projeto relacionado à caracterização molecular e estudo do genoma de Burkholderia mallei isoladas de equídeos com mormo. Esta colaboração internacional entre os grupos gerou um termo de cooperação técnica entre o laboratório de Enfermidades Infecciosas da UFRPE com a ANSES, Alimentacion, Environnmente, Trevail para pesquisas na área de sanidade de equinos, mais especificamente com o Mormo e Melioidose.
A discente Ana Cláudia de Sousa foi bolsista PDSE pelo CAPES Print, no período de novembro de 2019 a março de 2020. O doutorado sanduíche no exterior foi realizado na Sapienza Universitá di Roma, Itália, e versou sobre a Investigação do papel da PDE5 na atrofia muscular esquelética em camundongos diabéticos” foi realizado no Departamento de Histologia e Embriologia Médica da referida Universidade.
Outro importante convênio realizado foi com o Departamento de Patogênese Microbiana e Imunologia da Texas A&M, TAMU por meio do Prof. VAN WILSON, Pró-reitor de Pesquisa e Estudos de Graduação.
Outra parceria internacional que proporcionou importante avanço nas ações internacionais são as pesquisas desenvolvidas entre o Prof. Rinaldo Mota (coordenador da Rede no Brasil) com pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid e outros pesquisadores da América Latina no Projeto em REDE financiado pelo CYTED do governo espanhol. Participam desta rede vários pesquisadores de Instituições de países como Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e várias empresas de diferentes países da Europa e América Latina, na busca de soluções para viabilizar o desenvolvimento de produtos como testes de diagnóstico sorológico e molecular de doenças e vacinas para algumas enfermidades reprodutivas de impacto econômico mundial. A rede internacional aprovada no edital CYTED (PROTOZOOOVAC) é a abreviatura da rede temática intitulada: “Diagnóstico e Controle das Protozoonoses Reprodutivas do Gado Bovino”. O objetivo geral desta rede temática é a melhoria na coordenação, padronização e validação dos métodos de diagnóstico e controle das protozoonoses reprodutivas do gado bovino entre os laboratórios dos países ibero-americanos participantes desta Rede. Pesquisadores Internacionais Participantes da Rede: Carlos Campero, INTA EEA Balcarce, Argentina, Marcelo Fort, INTA, Balcarce, Argentina, EEA Anguil, Cecilia Venturini, Universidad Nacional de La Plata, Argentina, Rinaldo Aparecido Mota, PPGBA, UFRPE, María José Navarrete Talloni, Universidad Austral de Chile, Valdivia Martin Orlando Pulido Medellin, Universidad Tecnológica de Colombia, Tunja, Gaby Dolz Wiedner, Universidad Nacional, Costa Rica, Heredia; Luis M. Ortega Mora, Universidad Complutense de Madrid, Espanha, Julio Benavides Silván, Universidad de León. Instituto de Ganadería de Montaña, CSIC, León, Espanha; Carlos Cruz, Instituto Tecnológico “El Llano”, México, Enrique Serrano Martínez, Universidad Peruana Cayetano Heredia, Peru, America Mederos, INIA (Tacuarembo), Uruguai. EMPRESAS PARTICIPANTES DA REDE: Laboratorio Azul, Argentina, Inmunología y Genética Aplicada S.A. (INGENASA), Espanha www.ingenasa.eu/Elia Orroella Laboratorios HIPRA, S.A. (LABORATORIOS HIPRA), www.hipra.com/ Leyva Baca Ivan Termo Fisher Scientific, México. Esta rede internacional permitiu estabelecer estreito contato com diferentes grupos de pesquisa e participar de reuniões, palestras internacionais em países como México, Argentina e Espanha para divulgar os resultados de pesquisas nesta área realizadas no PPGBA. Permitiu, ainda, a implantação de técnicas de alta precisão no PPGBA. A rede também permitiu o intercâmbio de pesquisadores entre os laboratórios participantes e a realização de pós-doutorado.
Em 2017, e continuado em 2018, 2019 e 2020, foi estabelecida parceria de cooperação internacional entre o grupo de pesquisa em mastite de ruminantes coordenado pelo Prof. Rinaldo Mota com o Dr. Sarne de Vlieghera Ghent da University of Bélgica. Breve Histórico: A Ghent University criou uma forte reputação científica sendo conhecida por sua excelência científica nas mais diversas áreas, notadamente na Medicina Veterinária onde atualmente é a principal universidade do mundo pelo Academic Ranking of World Universities.
Em 2018 dois alunos do PPGBA foram realizar atividades de pesquisa relacionadas a seus projetos de tese por um período de três meses nesse laboratório relacionados à sanidade da glândula mamária de ruminantes.
Outra parceria internacional importante estabelecida em 2017 e vigente em 2020 foi com a Ohio State University entre o grupo do professor Rinaldo Mota e a professora Dra. Luciana Bignard. Em 2018, dois alunos de doutorado estiveram na Ohio State University realizando atividades na modalidade doutorado sanduíche. Esses alunos se juntaram ao grupo americano para adquirir experiência e desenvolver habilidades em métodos moleculares de última geração como PCR, PFGE, RAPD e MALDI-TOF para caracterizar e genotipar agentes infecciosos bacterianos obtidos de mastite de ovelhas e cabras. Breve histórico: Mastitis and Milk Quality Laboratory: este laboratório pertence ao Departamento de Medicina Veterinária Preventiva conhecido por manter parcerias internacionais com o Programa Global de Saúde (GHP). Este programa, juntamente com o Centro de Saúde Pública Veterinária da Ásia-Pacífico (VPH-CAP) e as Universidades da África Oriental e do Nordeste do Brasil (UFPB) estabeleceram um consórcio global (VPH-Biotech Global Consortium) no âmbito das zoonoses e da segurança alimentar no modelo "One Health". A Dra. Luciana da Ohio State University foi co-orientadora do discente de doutorado, Guilherme Santana de Moura do PPGBA e participou de sua banca de defesa de tese. Também mantém outros projetos em parceria conosco dentre eles um International Journal Club que visa a discussão e redação de artigos científicos com uma rede internacional de pesquisadores na área de Mastite, sendo um programa de apoio a produtores de pequenos ruminantes do Estado de Ohio, EUA, através de artigos técnicos e consultorias, modelo este que pretendemos implantar nos rebanhos de Pernambuco.
O aluno do PDSE, Guilherme Santana foi premiado pela qualidade do projeto de pesquisa nesta Universidade em um evento internacional para alunos estrangeiros. A profa. Ana Porto tem parceria internacional com o Prof. Attilio Converti Universita' Degli Studi Di Genova, Itália; Profª. Tereza Neves Universidade do Algarve, Portugal, Prof. Vladimir Uversky do Department of Molecular Biology at the University of South Florida, EUA; Prof. Lorenzo Pastrana do International Iberian Nanotechnology Laboratory, Portugal e Prof. José Couto Teixeira Universidade do Minho, Portugal.
Em 2020, foi realizado o II Simpósio de Tecnologia e Recuperação de Produtos Bioativos (II SIMTERBIO) e o I International Biotechnology Webinar nos dias 15 a 17 de dezembro de 2020, na modalidade remota (on-line), sendo organizado pelo Laboratório de Tecnologia de Bioativos do PPGBA, contando com a participação dos pesquisadores deste grupo internacional. O evento discutiu Tópicos da biotecnologia aplicada nas diferentes áreas industriais.
O prof. Gustavo Ferrer tem parcerias internacionais com: Utrecht University, Holanda Department of Equine Sciences (DES), Pesquisador colaborador: Prof. Juan Cuervo-Arango, Projeto de Pesquisa: Aspectos morfológicos e vasculares do corpo lúteo por parâmetros ultrassonográficos correlacionando com o tempo de ovulação em éguas; University of California Davis, Pesquisadores colaboradores: Prof. Irwin K Liu; Prof. Allan Conley, Prof. Stuart Meyers, Projeto de Pesquisa: Effect of PGE1 (Misoprostol) for the treatment of a mare with idiophatic infertility; Universidad Autónoma de Nuevo Leon, Pesquisador Colaborador: Juan José Vázquez Sánches, Projeto: Infertilidad asociada a bloqueos oviductales y su tratamiento; Universidad Complutense de Madrid, Pesquisador Colaborador: Pedro González (Projeto: Aspectos sobre la maduración citoplasmática en ovocitos equinos).
O prof. Pabyton Cadena tem parceria internacional com o prof. James Alan Marrs da Indiana University. O docente fez estágio pós-doutorado 2019 e 2020 nesta Universidade e tem 1 aluno aprovado do PPGBA para viajar para a IUPUI. O prof. Marrs também virá ao Brasil pelo programa CAPES Print para ministrar disciplina no PPGBA e participar de outras atividades acadêmicas com discentes e docentes. No ano de 2020 foram publicados 3 artigos em colaboração com pesquisadores da IUPUI.
O prof. Anísio Soares mantém convênio de cooperação técnica com as 4 Faculdades de Medicina Veterinária da França que permitiu a aprovação do projeto no Programa BRAFAGRI/CAPES. Título do Projeto vigente: Formação bilateral em Medicina Veterinária com foco em Saúde Pública Veterinária e Sanidade de Animais de Companhia e de Produção. Parcerias firmadas: Ecole Nationale Véterinaire Maison Alfort, Paris/França; Ecole Nationale Vétérinaire de Toulouse, Toulouse/França; Ecole Nationale Vétérinaire Agroalimentaire et l’Alimentation Nantes Atlantique, ONIRIS, Nantes/França; Ecole Nationale Vetérinaire de Lyon, VetAgroSup, Lyon/França. Também tem parceria e convênio de cooperação técnica com a Universidade de Roma “La Sapienza” que permitiu a vinda do prof. Fabio NARO como professor visitante para ministrar uma disciplina no programa e co-orientação de alunos de mestrado e doutorado, também permitiu a ida da professora Anna Jaguaribe de Lima para estágio de curta temporada e está agendada a ida do prof. Anísio Soares como prof. Visitante. Também tem recebido egressos do nosso Programa para realizar doutorado pleno com bolsa do governo italiano como: Thais Maria da Conceição Silva, doutoranda de “La Sapienza”; Bruna Sabino Pinho de Oliveira, doutoranda de “La Sapienza”; Ana Gabriela Rêgo, doutoranda de “La Sapienza”.
Outro convênio foi firmado com o Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, o qual permitiu a vinda do prof. Alain GÉLOËN como professor visitante para ministrar disciplina no Programa. Também selecionou um egresso de mestrado do PPGBA, Yuri Albuquerque para realizar doutorado em seu laboratório com bolsa do governo francês, l’INSA-Lyon/França. Também mantém parceria com o Instituto Olga Cossetinni-Rosário, Argentina, desenvolvendo o projeto de Educação Inclusiva na Formação do professor; a troca de experiência e estágio de professores em formação nos dois sentidos já rendeu a publicação do livro: Fortalecimiento de la inclusión en la educación superior.
A profa. Mércia Barros tem convênio firmado com a Empresa ZINPRO ANIMAL NUTRITION (Eden Prairie, Minnesota 55344 USA) iniciada em 2016 com Alba Fireman, Regional RNS manager – South America da Empresa Zinpro Animal Nutrition (Brasil) Comercial Ltda junto ao Prof. Carlos Bôa-Viagem Rabello do Departamento de Zootecnia da UFRPE.
Em 2019, também foi estabelecida parceria com a Empresa Nutrimais. Projetos financiados: Título: Performance evaluation of laying hens fed with complexed minerals during raising and production phases Financiador: Zinpro Animal Nutrition (Projeto aprovado via FADURPE) Período: outubro 2016 a 2019 (Concluído) Valor Total: R$ 338.618,31. 2. Título: Performance evaluation of laying hens fed different sources of trace minerals during production phase Financiador: Zinpro Animal Nutrition (Compras realizadas diretamente pela Zinpro) Período: 2017 a 2019 Valor Total: R$ 78.000,00 (Concluído). 3. Título: Efeito de diferentes fontes e níveis de microminerais em dietas de poedeiras, com ou sem a inclusão de fitase Financiador: Zinpro Animal Nutrition Período: 2018 a 2021 (EM ANDAMENTO) Valor Total: R$ 243.053,18 (Projeto convênio UFRPE x Zinpro). Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (NURIC). 4. Título: Desempenho, qualidade de ovos, digestibilidade de nutrientes, hematologia, bioquímica sérica e resposta imunológica de aves poedeiras comerciais alimentadas com dietas contendo aditivo simbiótico. Financiador: Nutrimais Saúde Animal Período: 2019 a 2021; Valor Total: R$80.001,48 (Projeto convênio UFRPE x Nutrimais).
Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (NURIC). A parceria com a Zinpro resultou no financiamento de 05 Dissertações de Mestrado, 04 Teses de Doutorado, 05 Bolsas de Iniciação Científica.
O Prof. Rafael Antônio Nascimento tem parceria internacional com a Università degli Studi di Bari, Itália. Os principais temas trabalhados conjuntamente com esta Instituição são: Filarídeos de importância médico-veterinária no Velho e Novo Mundo; Principais doenças transmitidas por carrapatos vetores aos animais domésticos; estudo sobre as diferentes linhagens de Rhipicephalus sanguineus no mundo e sua competência vetorial. Esse professor do programa também esteve nessa Instituição no ano de 2018, apresentando resultados de artigos científicos. Em 2019, aprovou a solicitação de bolsa PDSE para a aluna Lúcia Macedo para realizar atividades de pesquisa pelo CAPES Print.
O professor Geraldo Barbosa tem parceria com o 1. Laboratório de Ecologia de Vertebrados Terrestres, Instituto Cavanilles de Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade de Valência (UV), Espanha, desde 2012. Atualmente um dos alunos de doutorado está nesse laboratório desde fevereiro de 2020, fazendo sanduíche e já tem um artigo submetido em parceria. 2. Universidade de Buenos Aires, Argentina e Museu Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia, convênio desde 2010, com intercâmbio de alunos (ida e vinda), e nesse quadriênio houve uma publicação de uma espécie nova escrita e publicada em parceria. Referência: BÁEZ, ANA MARIA; MUZZOPAPPA, PAULA; MOURA, GERALDO JORGE BARBOSA DE. The earliest records of pipimorph frogs from South America (Aptian, Crato Formation, Brazil): A Critical Evaluation. CRETACEOUS RESEARCH, v. 116, p. 104728-104740, 2020. 3. Universidade do Porto, Portugal. Parceria desde 2012 com ida e vinda de alunos em projetos conjuntos e trabalhamos em projetos juntos. 4. Universidade de Assunção, centro de ciências exatas e da natureza. Convênio formal desde 2016. O docente vai anualmente ministrar aula na pós-graduação, tendo ido nos anos de 2017, 2018 e 2019. Além disso, participa do comitê de avaliação dos projetos de dissertação e envia alunos do PPGBA para coletar dados e já recebeu alunos e docentes de lá como a Profa. Karina Nuñes, EUA em 2017 e 2018. 5. Universidade de Bremem, Alemanha. Convênio estabelecido desde 2013 quando um docente Prof. Heiko Kido-coord veio fazer pós-doutorado no PPGBA. A partir daí, alunos da nossa pós-graduação já foram fazer estágio e visita técnica lá e também recebemos vários alunos de lá, graduação e pós-graduação.
Nesse último quadriênio tivemos ainda os últimos anos de um crédito intitulado “projeto da década da biodiversidade” que foi escrito e submetido em conjunto pelas Universidades (UB E UFRPE) com duração de 10 anos, além de termos recebido vários alunos, sendo um da graduação em 2018 e enviamos um aluno de mestrado da UFRPE.
Outra parceria importante é com o Prof. Juan Calvette da Universidade de Valência, Espanha, que recebeu uma doutoranda do PPGBA para um doutorado sanduíche pela Fundação Carolina. Todas as ações conjuntas nesses Departamentos envolvem alunos de pós-graduação das citadas instituições.
Também de grande importância é o intercâmbio com a Universidad de Murcia-Espanha com o Prof. Fabrício Bezerra de Sá e os doutores Marcelino Aviles-Trigueiros, Manuel Vidal-Sanz, Marta Agudo-Barriuso e Maria Villega-Perez do Departamento de Optometria e Oftalmologia Experimental.
O professor Leucio Câmara Alves tem convênios técnicos com University of Georgia, Appalachian State University, Florida Agriculture and Mecanical University, Universita degli Studi do Bari, Università degli Studi di Napoli Federico II, Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal. Nestas Instituições, possui diversos projetos em parceria e trabalhos publicados, enviou e recebeu alunos de pós-graduação e graduação, além de ter realizado em 2019 estágio pós-doutoral.
Iniciamos parceria com o pesquisador Pietro Mastroeni da Universidade de Cambridge-UK e o Prof. José Vitor Moreira Lima Filho. Além disso, foi aprovada a bolsa de Pesquisador Visitante para o Dr. Pietro no CNPq, além de cota de bolsa de Doutorado Sanduíche para uma estudante brasileira naquela universidade. Esta parceria se mantém até a atualidade e possivelmente no próximo ano teremos atividades de colaboração.
O professor José Vitor Lima aprovou o projeto DsbA as Anti-virulence Target of Prospective Antiinfective Agents Against Typhoid Fever pelo Medical Research Council-Fundo Newton. As principais atividades incluem o intercâmbio de estudantes de doutorado brasileiros e a visita do pesquisador colaborador do Reino Unido no Brasil, e do pesquisador colaborador brasileiro no Reino Unido. O pesquisador da Universidade de Strathclyde esteve no Brasil, no PPGBA, quando teve a oportunidade de ministrar palestras, visitar laboratórios e participar de encontros com pesquisadores locais.
A Profa Tatiana Porto aprovou pela CAPES o projeto PVE com a Universidade de Aalborg na Dinamarca em parceria com a professora Dra. Tereza Neves Petersen na área de estrutura de proteínas, foi financiado o projeto no valor de 150 mil reais além das missões da pesquisadora ao Brasil, 2 estágios de Doutorado do exterior e 3 bolsas de Pós-Doutorado de 12 meses cada. As missões da Pesquisadora estrangeira ocorreram em 3 anos durante a vigência do projeto, permanecendo 3 meses a cada ano, onde ministrou cursos sobre caracterização bioquímica e biofísica de proteínas no PPGBA e elaborou planos de atividades para doutoramento sanduíche no exterior de três discentes da UFRPE. Além deste projeto a profa. Tatiana tem parceria com o Prof. Attilio Converti da Universidade de Gênova há muitos anos na área de desenvolvimento de Bioprocessos envolvendo enzimas livres e imobilizadas com aplicações industriais.
O Professor Valdemiro Amaro da Silva Junior aprovou pela CAPES um projeto PVE na Universidade de Linköping em parceria com o Prof. Peter Strålfors, na linha de pesquisa sobre Diabetes e Obesidade. Neste mesmo projeto, uma discente de doutorado desenvolveu parte do seu projeto intitulado: “Eficiência dos novos compostos à base de vanádio in vivo (ratos diabéticos wistar machos induzidos por streptozotocina) e in vitro (adipócitos humanos isolados).
O prof. Rinaldo Mota, aprovou o Projeto CAPES/DGPU em parceria com a Espanha para a mobilidade discente de pós-graduação para realizar doutorado sanduíche e pós-doutorado junto ao grupo espanhol. Este projeto permitiu o intercâmbio entre os pesquisadores de ambos os grupos e a ida do Prof. José Wilton Pinheiro Júnior para a Universidade Complutense de Madrid por um período de três meses. Neste período, realizou o treinamento em técnicas de colheita de amostras, isolamento e PCR diagnóstico, além de técnicas de genotipagem de Tritrichomonas foetus e Campylobacter foetus. Também permitiu a ida de uma aluna de doutorado que permaneceu por seis meses na UCM-Madrid, realizando doutorado sanduíche.
O aluno Muller Ribeiro do PPGBA, também realizou doutorado sanduíche para estudo da caracterização in vivo de virulência de isolados de campo de Toxoplasma gondii de caprinos do estado de Pernambuco, além de estabelecer um protocolo de cultivo de trofoblastos de ruminantes, caracterizar a virulência in vitro e desenvolver e padronizar técnicas de genotipagem desses isolados de Toxoplasma gondii. A implantação destas técnicas em laboratórios de nosso Programa permitiu um enorme avanço nas pesquisas nesta área do conhecimento. Esta parceria se mantém ativa até os dias atuais.
Em 2018 ocorreu uma missão Brasil/Portugal coordenada pela Profa. Ana Porto. O objetivo desta missão foi estabelecer uma cooperação, como parte das atividades do Projeto aprovado no Edital de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação de Pernambuco financiado pela FACEPE. Na ocasião, foram realizadas reuniões e palestras com o grupo da pesquisa português, liderado pelo Professor José Teixeira, Universidade do Minho, Braga, presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, firmando a cooperação entre os grupos científicos, bem como das linhas de pesquisa de Bioprocessos Industriais. A equipe brasileira apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa e sinalizou o interesse na vinda de alunos da Universidade do Minho para a UFRPE.
Também foi realizada uma missão de intercâmbio entre as Universidades Rural e UMINHO com Prof. Antônio Teixeira, cujo resultado já se concretizou através de uma cooperação entre o PPGBA e a Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Biológica da UMINHO. Esse Prof. esteve no PPGBA como PVE do Programa Ciência sem Fronteira e retornou à UFRPE em 2019.
Continuando os esforços para consolidar a internacionalização do PPGBA, firmou-se um convênio de cooperação técnica com a Universidade de Roma "LA SAPIENZA"/Department of Anatomical, Histological, Forensic & Orthopaedic Sciences, onde recebemos um Professor da Universidade de Roma para uma visita técnica ao PPGBA.
Também na linha de intercâmbio e internacionalização, o prof. Rinaldo Aparecido Mota, aprovou o edital de Pesquisador Visitante Especial do CNPq com o prof. Catedrático Luís Miguel Ortega Mora, um dos maiores pesquisadores na área de coccídios formadores de cisto do mundo. A vinda deste pesquisador por dois anos consecutivos para o nosso Programa, proporcionou avanços significativos no planejamento de ações e possibilidade de inclusão de novas linhas de pesquisas no PPGBA e o fortalecimento de outras já existentes. Realizou várias palestras com enfoque em doenças da reprodução de ruminantes, além de discussão de projetos de pesquisa dos alunos, estrutura de laboratórios e publicações em conjunto.
Outro projeto aprovado (valor: 87.000 euros) com parceiros internacionais está sendo conduzido pelo prof. Rinaldo Aparecido Mota em parceria com pesquisadores da Alemanha, França e Organização Mundial de Saúde Animal. Tem como objetivo principal padronizar uma técnica sorológica (ELISA) para aplicação no diagnóstico do Mormo em Equídeos. Participantes: OIE- INTERNATIONAL CALL FOR TENDER. Applicant: OIE Reference Laboratory for Glanders – Friedrich Loeffler Institute, Federal Research Institute for Animal Health, Institute of Bacterial Infections and Zoonoses, Jena Germany, Head of OIERL: Prof. Heinrich Neubauer. Title of the project: Validation study of a western blot (WB) technique and ELISAs for serological diagnosis of glanders in equids for the purpose of certifying freedom from infection in individual animals for trade or movement.