Biotécnicas Reprodutivas aplicadas aos Animais Domésticos


Objetiva desenvolver trabalhos de pesquisas na área de reprodução animal que contribuam com o aprendizado do aluno de graduação e pós-graduação, o aproveitamento dos casos clínicos atendidos no Hospital Veterinário do Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE, bem como a criação e disseminação de biotecnologias reprodutivas aos criadores de animais domésticos. Ressalta-se que os trabalhos de pesquisas estão voltados principalmente para a caprino-ovinocultura, tendo em vista ser importante setor produtivo para a região nordeste e, em particular, para o estado de Pernambuco. O grupo de pesquisa é constituído por três professores, sendo todos doutores, alunos pertencentes aos cursos de pós-graduação em Ciência Veterinária (UFRPE), Sanidade e Reprodução de Ruminantes (UFRPE) e Biotecnologia da RENORBIO (UFRPE/UECE), bolsistas de iniciação científica tanto do programa PIBIC/CNPq/UFRPE, quanto da FACEPE e do CNPq, e estagiários, alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária. O grupo conta com projetos aprovados no CNPq, CAPES, Banco do Nordeste e FACEPE, os quais permitiram a implantação dos Laboratórios de Andrologia (DMV) e de Fisiologia Animal Molecular Aplicada (FAMA), que já estão em funcionamento e possibilitando os estudos moleculares da fisiologia e patologias reprodutivas.

Líder(es): Maria Madalena Pessoa Guerra, Gustavo Ferrer Carneiro


Estudos em Oncologia Veterinária


Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com linfomas e tumores mamários com orientação de pibic e mestrado e publicação de resumos em congresso e artigos em revistas. Houve publicação de trabalhos e apresentações em eventos. Atualmente, está em desenvolvimento o projeto de pesquisa "Estudo retrospectivo das neoplasias de cães e gatos diagnosticadas no Laboratório de Patologia Animal do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no período entre 2008 e 2022.". Na primeira etapa, foram analisados os resultados dos exames citopatológicos. Na segunda etapa, foram analisados os resultados dos exames histopatológicos. O projeto também tem como objetivo criar um banco de imagens de lâminas de citopatologia e histopatologia. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística e estão em finalização. Quatro discentes participaram pelo Programa de Iniciação Científica do CNPq. Os artigos para publicação com os resultados estão em elaboração.

Líder(es): Valdemiro Amaro da Silva Junior


Qualidade, Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal


Garantir a qualidade e sanidade dos produtos de origem animal é um compromisso do grupo com a sociedade. O crescente avanço tecnológico na produção de alimentos, o aumento da demanda proteica e as exigências cada vez maiores do mercado, especialmente o internacional, exigem a realização constante de pesquisas com alimentos para avaliar a higiene do produto e garantir a oferta de alimentos seguros para a população.

Líder(es): Elizabeth Sampaio de Medeiros


Sanidade Animal


As doenças infecciosas e as intoxicações em animais configuram uma das principais causas de perdas econômicas diretas e indiretas no Brasil. O grupo destina-se à investigação das principais doenças dos animais domésticos que ocorrem no Estado de Pernambuco através do desenvolvimento de pesquisas interdiciplinares envolvendo Clínica Médica, a Histopatologia e Toxicologia Animal.

Líder(es): Fábio de Souza Mendonça


SANIDADE ANIMAL DO DMV - UFRPE


O grupo sanidade animal tem por finalidade verificar a ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias da região, pesquisando a etiopatogenia e medidas de controle das referidas doenças. A monitorização das doenças infecciosas e parasitárias nos rebanhos de bovinos, caprinos, ovinos, equinos e suínos, e avícola reflete na diminuição dos casos de doença e eliminação dos agentes causadores, através de diagnóstico laboratorial e educação continuada. Desde sua formação o grupo tem trabalhado em função das características regionais, atendendo tanto aos pecuaristas como também ao setor de saúde pública. Neste sentido vários foram os projetos realizados buscando inicialmente a identificação dos principais agentes patogênicos na região, através de estudos transversais, após o que os pesquisadores começaram a interferir na dinâmica de transmissão de doença com a finalidade de reduzir a incidência de doenças infecciosas e parasitárias. Hoje o grupo já fornece soluções para os pecuaristas da zona da mata, agreste e sertão do estado, assim como no controle das doenças infecciosas e parasitárias nos municípios do estado de Pernambuco.

Líder(es): Leucio Câmara Alves, Rinaldo Aparecido Mota


Saúde Pública e Zoonoses Tropicais


O grupo de pesquisa "Saúde Pública e Zoonoses Tropicais" desempenha um papel importante na investigação de doenças transmitidas por animais em regiões tropicais. Seus estudos contribuem para a compreensão e controle de zoonoses, como a leishmaniose e a febre amarela, ajudando a melhorar a saúde pública. As descobertas do grupo impactam diretamente políticas de prevenção, programas de vigilância e formação de profissionais, promovendo uma maior conscientização e proteção das comunidades afetadas.

Líder(es): Daniel Friguglietti Brandespim, José Wilton Pinheiro Junior