A política de autoavaliação do PPGBA tem o objetivo de identificar os principais pontos fortes e as fragilidades do Programa. A política instituída inicialmente consistiu em três pilares relacionados à: (1) avaliação realizada por uma Comissão Externa; (2) Avaliação do processo ensino-aprendizagem a partir da avaliação dos discentes e docentes em relação às disciplinas ministradas; (3) Avaliação dos egressos em relação ao ingresso no PPGBA, formação e atuação profissional.
Implementação do Planejamento de Autoavaliação do PPGBA
A autoavaliação é o processo de avaliar a si próprio, também chamada avaliação interna ou institucional. Seu principal objetivo é formativo e de aprendizagem e uma vez planejada e implementada possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão. A CAPES entende ser necessário ampliar o foco da avaliação dos Programas de Pós-graduação, reconhecendo que a autoavaliação, pode trazer mais subsídios para o desenvolvimento do Sistema com qualidade nos Programas. Nesse sentido, foi discutido internamente no PPGBA os mecanismos para a avaliação interna que favorece a construção da identidade do Programa, para além dos padrões mínimos garantidos pela avaliação externa.
Desta forma, em 2019, o PPGBA já iniciou a adoção de alguns mecanismos para a autoavaliação que envolveu a participação de distintos atores da academia e externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos). A política de autoavaliação do PPGBA foi implementada com o objetivo de identificar os principais pontos fortes e as fragilidades do Programa. A política instituída inicialmente consistiu em três pilares, a saber: (1) avaliação realizada por uma Comissão Externa; (2) Avaliação do processo ensino-aprendizagem a partir da avaliação dos discentes e docentes em relação às disciplinas ministradas; (3) Avaliação dos egressos em relação ao ingresso no PPGBA, formação e atuação profissional. A Pró-reitoria da UFRPE também implementou um modelo de autoavaliação de seus Programas de Pós-graduação, e em 2020, foram feitas as adaptações dos mecanismos e procedimentos de avaliação interna do PPGBA para incorporar o modelo Institucional com as metas definidas para curto, médio e longo prazo. Assim, pretendemos avançar para o próximo quadriênio com uma identidade e missão bem definida que nortearão as ações do próximo quadriênio, já pensando no modelo multidimensional que está sendo discutido pelo Comitê de acompanhamento do processo de avaliação do Plano Nacional de Pós-graduação da CAPES. No link a seguir podem ser consultados os resultados dos da autoavaliação Institucional dos Programas de Pós-graduação da UFRPE: https://www.ufrpe.br/br/content/cpa-divulga-relat%C3%B3rio-integral-de-avalia%C3%A7%C3%A3o-da-ufrpe-0
Avaliação do processo ensino-aprendizagem adotados pelo PPGBA
Avaliação discente
A metodologia utilizada para a avaliação do processo ensino-aprendizagem foi baseada na aplicação de questionário on line (Google formulários) apropriado para a avaliação dos discentes. As questões foram divididas em três blocos: avaliação do conteúdo da disciplina, avaliação do docente e autoavaliação. Ao final de cada disciplina, os discentes receberam um link por e-mail e tinham um prazo de sete dias para responder ao questionário. As disciplinas foram avaliadas em uma escala que variou de 1 a 5, sendo 1 pouco satisfeito e 5 muito satisfeito.
As perguntas para a avaliação dos discentes do PGBA foram: Avaliação do Conteúdo das Disciplinas: Abordagem do tema; Bibliografia fornecida; Exposição dos objetivos; Alcance dos objetivos; a disciplina contribuiu como desenvolvimento da capacidade intelectual do discente; Avaliação geral da disciplina.
Em relação ao professor: Forma de exposição das ideias; Coerência no desenvolvimento do conteúdo; Incentivo à participação dos discentes; Evidenciou domínio do conteúdo da disciplina que ministrou; Fez uso de linguagem acessível aos discentes para melhorar a compreensão do conteúdo; Enriqueceu as aulas com resultados de pesquisa e ou material atualizado; Estabeleceu um relacionamento positivo com os discentes, mostrando-se disponível para atendê-los sempre que possível; Estabeleceu a relação teoria e prática, respeitadas as especificidades da disciplina; Estabeleceu relações entre conteúdos de sua disciplina e os conteúdos das demais disciplinas que compõem o todo da pós-graduação; Trabalha com respeito, eventuais limitações ou insucessos do aluno; É pontual do início e término do período das aulas que ministra; É assíduo às aulas; Desempenho do docente de maneira geral.
Em relação a Autoavaliação do discente: Participação em mais de 70% das aulas; Participação das atividades propostas pelo docente; A disciplina contribuiu para sua formação; Foi detectada alguma dificuldade durante o transcorrer da disciplina.
Avaliação docente
A metodologia utilizada para a avaliação do processo ensino-aprendizagem dos docentes em relação aos discentes foi baseada na aplicação de questionário elaborado em Word®, contendo as seguintes perguntas: O nível de conhecimento básico para cursar a disciplina por parte dos discentes é satisfatório; Os discentes conseguiram estabelecer/exteriorizar relação da disciplina ministrada com as outras disciplinas da pós-graduação; Os discentes foram assíduos na disciplina; Os discentes foram pontuais na disciplina; Os discentes participaram das atividades propostas; De acordo com sua análise, a postura dos alunos perante o professor foi adequada; Os discentes conseguiram estabelecer relação entre a disciplina e o projeto de pesquisa do mestrado ou doutorado; Os discentes estavam estimulados a participarem da disciplina; Na sua percepção, os discentes cursaram a disciplina para cumprir créditos ou porque entendem que a disciplina contribuirá para sua formação (para as disciplinas optativas); Os discentes utilizam a criatividade para resolver temáticas discutidas em sala de aula; Na sua análise qual o desempenho dos discentes de maneira global na disciplina; Quais as potencialidades você destacaria da disciplina sob sua responsabilidade no processo ensino-aprendizagem; Quais fragilidades você destacaria da disciplina sob sua responsabilidade no processo ensino-aprendizagem e sugestões.
Autoavaliação dos egressos
O PPGBA tem a preocupação de incentivar seus egressos de doutorado a realizar concursos públicos para provimento de cargos de técnicos de nível médio e superior nas Universidades e Centros de Pesquisa, além de concursos para professor do ensino básico e superior em Universidades Públicas e Privada e Pesquisadores em Instituições de Pesquisa no país.
Seguindo a linha de planejamento estabelecida, a coordenação do PPGBA elaborou um questionário que foi enviado para os egressos avaliarem a importância do Programa em sua formação acadêmica e também saber onde estão e quais as atividades estão realizando na sua vida profissional. Sobre os resultados obtidos nos questionários podemos apresentar alguns dados estatísticos:
91% dos egressos ficaram satisfeitos com o processo seletivo de ingresso no PPGBA e dos 9% que não ficaram satisfeitos, 58% indicaram que a melhor forma de ingresso seria com Prova específica + Entrevista +Curriculum + Prova de idioma. 92% responderam que o número de vagas oferecidas no PPGBA foi satisfatório; 80% não concorda que número de vagas deveria ser reduzido de acordo com o número de bolsas oferecidas pelos órgãos de fomento de bolsas. O perfil de formação dos egressos do PPGBA é bastante diversificado, composto em sua maioria médicos veterinários, licenciados em ciências biológicas, bacharéis em ciências biológicas, dentre outros como, biomédicos, odontólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. A pesquisa completa está disponível na página do PPGBA http://www.pgba.ufrpe.br/?q=pt-br/noticia/resultado-da-autoavaliacao-interna-do-ppgba-respondida-por-alunos-egressos
A CAME/UFRPE desenvolve o acompanhamento e monitoramento dos egressos da UFRPE, considerando as oportunidades de formação profissional e educação continuada, de inserção no mundo do trabalho e de implementação de ações institucionais para atender às exigências científicas, mercadológicas, econômicas e sociais. Coordenadora: Vera Lúcia Pereira de Souza. Este acompanhamento é feito através de redes sociais e e-mail.
Facebook: http://www.facebook.com/EgressosUFRPE; Twitter: https://twitter.com/EgressosUFRPE; email: egressos@ufrpe.br
Neste sentido foram vários egressos, principalmente do doutorado aprovados em concursos públicos e hoje estão trabalhando em diferentes Instituições de ensino e pesquisa do país. O PPGBA recebe professores de outras IES de Pernambuco e de outros estados, e que após retornarem às suas instituições de origem mantêm contato permanente com os professores do PPGBA que os auxiliam na nucleação de novos grupos de pesquisa em suas Instituições com vistas à criação de novos programas de pós-graduação.