A infraestrutura para pesquisa permanece atrelada aos docentes credenciados, distribuída nos diferente Departamentos e prédios da UFRPE, além dos laboratórios multiusuários do Centro de Apoio à Pesquisa (CENAPESQ) da UFRPE, Central de Laboratórios da Unidade Acadêmica de Garanhuns (CENLAG/UFAPE) e Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL) da UFAPE. Além dos laboratórios, a UFRPE também disponibiliza o Hospital Escola de Medicina Veterinária, Fazenda Experimental e a estrutura do Campus avançado denominado Estação Ecológica do Tapacurá (EET), localizado no município de São Lourenço da Mata, onde são desenvolvidas aulas práticas de graduação e pós-graduação de vários Programas de Pós-graduação da UFRPE. A EET é formada por três Unidades de Conservação (UC) de Mata Atlântica, totalizando aproximadamente 400ha de floresta: Mata do Alto da Buchada (100 ha), Mata do Camocim (200 ha) e Mata do Toró (100 ha). A EET tem uma sede administrativa, além de alojamento para docentes e estudantes de graduação e pós-graduação. Os laboratórios utilizados para as aulas práticas e execução dos experimentos dos alunos de mestrado e doutorado das duas áreas de concentração são equipados com equipamentos adquiridos em editais da CAPES (Pró-equipamentos), FINEP, FACEPE e CNPq, sendo decisiva para essas aquisições, além do apoio Institucional, o grande esforço do nosso Corpo Docente. Todos os projetos de pesquisa são realizados na infraestrutura disponível no Programa, destacando os laboratórios: 

Laboratório de Histologia: Equipado com micrótomo para parafina e historesina, criostato, banho-maria e estufas para inclusão e secagem de lâminas e balanças eletrônicas de precisão (analíticas e semi-analíticas); sala de microscopia contendo: fotomicroscópio de campo claro e de contraste de fase, imunofluorescência, lupa com câmara clara e estereomicroscópios. Sala de aula prática contendo 20 microscópios binoculares, além de 01 microscópio acoplado a câmera de TV; Microscópio com sistema analisador de imagens, geladeiras e freezers. Salas para docentes com computadores para orientadores e discentes de graduação e pós-graduação. Possuímos 50 microscópios para fortalecer o ensino de graduação e de pós-graduação. 

Laboratório de Imunopatologia: Equipado com micrótomos para parafina e historesina, capela histológica, banho-maria e estufas para inclusão e secagem de lâminas, foto microscópio digital, microscópio com sistema analisador de imagens analisador bioquímico, banho-maria e estufas para inclusão e secagem de lâminas e balanças eletrônicas de precisão (analíticas e semi-analíticas),  pHmetros, capela de fluxo laminar, freezer, geladeiras. 

Laboratório de Fisiologia e Farmacologia: Equipado com capela de fluxo laminar, centrífuga, agitador orbital com temperatura controlada, concentrador de alto vácuo, turbidímetro, agitador de placas com controle de temperatura e timer, espectrofotômetro UV/visível, microscópios de campo invertido, eletroestimulador, cardiógrafo, pHmetros, balança eletrônica de precisão. 

Laboratório de Fisiologia Animal Molecular Aplicada: Equipado com termociclador, centrífuga, capela de fluxo laminar, capela de exaustão, fonte para eletroforese, cubas para eletroforese, freezer, geladeiras, sistema para fotodocumentação. 

Laboratório de Biofísica Teórico-Experimental e Computacional: Equipado com três osciloscópios, 01 gerador de função, 01 frequencímetro, 01 registrador digital de sinal (eletroencefalógrafo), 01 estereotáxico, sistema para geração e captação de campos eletromagnéticos (bobinas, geradores de tensão, teslômetros), um computador de alto poder de processamento (estação de trabalho), operando num cluster com outros 07 computadores, geladeira e freezer, 02 pHmetros, 02 estufas de secagem, 01 estufa bacteriológica. 

Laboratório de Tecnologia de Bioativos (LABTECBIO): Equipado com capela de fluxo laminar, capela química, liofilizador, agitadores com e sem controle de temperatura, agitador orbital com controle de agitação e temperatura, sistema completo de eletroforese horizontal e vertical (mono e bidimensional), sistema de purificação de água (deionizador e água ultrapura), pHmetro, BOD, espectrofotômetro UV-VIS, Leitor de Microplaca, banho-maria simples e com sistema de refrigeração, concentrador Centricon, centrífugas com e sem refrigeração, freezer, geladeiras estufas microbiológicas e de esterilização, autoclave, Biorreator de 1,5L com controle de temperatura e aeração associados e Sistema de purificação FPLC AKTA modelo Avanti. 

Laboratório de Doenças Parasitárias: Equipado com centrífuga refrigerada, centrífuga de placa de Elisa, centrífuga, Estufa a 200ºC, Estufa até 100ºC, Estufa até 60ºC, Freezer a -80ºC, Freezers vertical, Freezers horizontal, Estufa para cultura de célula, Espectrofotômetro, Transiluminador, Fluxo laminar, Microscópio de Imunofluorescência, Destilador, Leitor de Elisa, Estufa BOD, Microscópios, Termociclador, Aparelho para eletroforese, Balanças, balança digital, Microscópio estereoscópico, Máquina fotográfica acoplada ao microscópio, Centrífuga para tubos tipo eppendorf, Banho Maria, Agitador magnético. 

Laboratório de Doenças Transmissíveis (doenças Bacterianas e Micóticas): Equipado com centrífuga refrigerada, equipamento completo de ELISA com lavadoras de placas, centrífugas refrigeradas, Estufas de secagem e bacteriológicas, Estufa a 100ºC, Estufa até 60ºC, Freezers verticais e horizontais, Estufa para cultura de célula (CO2), Espectrofotômetro, Transiluminadores, cabines de fluxo laminar, Microscópios de Imunofluorescência, Destilador, Leitor de Elisa,  Microscópios oculares, Microscópios de Imunofluorescência, Termociclador em tempo real, cubas para eletroforese, equipamento para extração de DNA, Quantificador de DNA e proteínas, balança digital, Microscópio de luz invertida, Máquina fotográfica acoplada a microscópio, Centrífuga para tubos tipo eppendorf refrigerada, Banho Maria, Agitador magnético, além de toda estrutura de biotério para realização de estudos in vivo com microrganismos. 

Biotério Institucional: Com capacidade para 400 animais, no momento está utilizando o Ratus novergicus, variedade Wistar e albino suíço para estudos de ensaios com drogas. Recentemente, a Pró reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a administração central da UFRPE firmaram compromisso de dotação orçamentária institucional (R$ 4.000.000,00) para elaboração de projeto e construção do novo Biotério Institucional, com padrões internacionais para criação e experimentação com ratos e camundongos de linhagens certificadas. 

Centro de Apoio à Pesquisa (CENAPESQ): Neste centro de pesquisa da UFRPE, estão instalados quatro centrais de laboratórios multiusuários (analítica, de microscopia, de realidades complexas e multimeio, biotecnologia agroindustrial), com importante conjunto de equipamentos de alta complexidade, tais como espectrofotômetro de absorção atômica, cromatógrafos líquidos de alta resolução, cromatógrafo a gás acoplado a espectômetro de massa, ultrafreezer, Biorreator de 7 L com controle de temperatura e aeração associados, ultracentrífuga, infravermelho com transformada de Fourier, potenciostato e dez computadores de alta performance para estudar a dinâmica dos sistemas complexos. 

Central de Laboratórios da UFAPE (CENLAG): Situado na Universidade Federal do Agreste Pernambucano, a Central Analítica CENLAG conta com Espectrofotômetro UV/Vis, Cromatógrafo para cromatografia de fase líquida de alta pressão (HPLC), sala de computação, Potenciômetro, Estufas microbiológicas, Estufa de secagem convencional e com ventilação forçada, Autoclave, todos equipamentos para análise de nitrogênio total, sala de microscopia contendo 10 microscópios, Destilador, Ultrapurificador de água, Biorreator/Fermentador, câmaras climáticas (BOD), agitador orbital com controle de temperatura, analisador elementar, centrífugas de bancada e ultracentrífugas, máquinas de gelo, câmaras de fluxo laminar, capelas químicas, liofilizador, e a área prédio para o laboratório é de 600m2. 

Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL): Situado na UFAPE, o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL) foi inaugurado em 2018 e conta com 15 laboratórios com área de 70m2 cada. Construído em caráter multiusuário, conta com laboratórios específicos para análise de alimentos, microbiologia, leite e derivados, carne e derivados, pescados e ovos, cereais e panificação, frutas e hortaliças, química, laboratórios de informática, refrigeração, instrumentação e controle, análise sensorial, microbiologia de alimentos, bioquímica de alimentos, operações unitárias, bebidas e embalagens. Todos os laboratórios estão sendo equipados com o que é necessário para um bom funcionamento. Particularmente o laboratório de Bioquímica de Alimentos possui câmera de fluxo laminar, banho termostatizado, Câmara climática, sistema de osmose reversa para purificação de água, pHmetro, condutivímetro, centrífuga, agitadores, espectrofotômetro UV/Vis acoplado ao computador, estando já em funcionamento com docente do PPGBA. 

Laboratório de Sanidade e Tecnologia de Caprinos e ovinos (Financiado com Recursos da FINEP): Alocado nas dependências do Departamento de Medicina Veterinária, este laboratório Central conta com oito laboratórios distribuídos em diferentes áreas como Biologia Molecular e Sorologia, Bioativos e Plantas Medicinais, Patologia Clínica, Biotécnicas da Reprodução, Inspeção de Produtos de Origem Animal, Patologia Animal, Doenças Metabólicas e Minerais. Estes laboratórios dão suporte a vários alunos de mestrado e doutorado do PPGBA e contam com infraestrutura suficiente para o desenvolvimento de teses e dissertações em diferentes linhas de pesquisa do Programa.

Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos - (LEHP): Coleção de referência científica de Anfíbios e Répteis do Nordeste do Brasil, com mais de 6 mil animais tombados; 14 armários de coleção; 4 aparelhos de ar condicionado; 4 computadores; 1 Impressora; 2 freezers verticais; 1 freezer horizontal; 1 geladeira; 6 lupas binoculares; 1 lupa com passageiro; 1 câmera clara; 1 microscópio; 1 estufa; 1 centrífuga; 1 micrótomo; 1 mesa para necropsia; 2 termohigrômetros; Vidraria em geral; Reagentes. 

Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal (LECA): O Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal – LECA/UFRPE se subdivide em área para a produção de nanofármacos contando com 2 agitadores orbitais com possibilidade de preparo de mais de 18 preparações simultâneas, ultra-turrax, banho de ultrassom, potenciômetro, espectrofotômetro, centrífuga, balanças analíticas de precisão, estufas para esterilização, microscópios com câmera acoplada e softwares para análise das partículas, destilador de água, freezer -20 °C, entre outros. Este laboratório também é um Biotério de Animais Aquáticos cadastrado na plataforma CIUCA-CONCEA, Conselho Regional de Medicina Veterinária e autorizado seu funcionamento pela Comissão de Ética no uso de Animais - CEUA da UFRPE. O biotério de animais aquáticos é habilitado para testes toxicológicos com peixes possuindo mais de 100 aquários aerados contendo filtros, termostatos, oxímetro digital e incubadoras 27 para a manutenção dos peixes. O laboratório também possui estrutura para o devido descarte de material biológico que está interligado ao sistema de descarte da UFRPE para incineração. Também possui reator de processo oxidativo avançado para a degradação de compostos químicos. 

Laboratório de Parasitologia (LAPAR): Equipado com 5 microscópios binoculares de campo claro e 1 de contraste de fase, 3 estereomicroscópios binoculares, 1 estereomicroscópio trinocular com câmara clara, sistema para fotodocumentação, capela de exaustão, centrífuga refrigerada, 2 estufas de secagem e esterilização, 1 estufa bacteriológica, balança eletrônica de precisão (analítica), freezers verticais, geladeiras. Sala com computadores e internet para orientados de graduação e pós-graduação. O laboratório conta também com uma coleção científica (Coleção Parasitológica - LAPAR) de parasitos de animais (domésticos e silvestres) e humanos. 

Laboratório de Genética, Bioquímica e Sequenciamento de DNA (GENOMA): Equipado com Capela de Fluxo laminar; Capela de Fluxo laminar; DNA Workstation; Termociclador automático; Centrífugas de bancada; Conjuntos de Pipetadores automáticos; Banho Maria; Balança semi-analítica; Destilador de água; Purificador de água Milli-Q; Sequenciador automático; Sistema de Eletroforese; Fonte de Luz ultravioleta; Sistema de Fotografia de Gel; Geladeiras; Freezer; Ultrafreezer. 

Laboratório de Viroses dos Animais Domésticos (LAVIAN): O LAVIAN possui uma infraestrutura adequada para desenvolver atividades relacionadas ao ensino e pesquisa. Possuindo equipamentos necessários para o estabelecimento de culturas primárias de células animais. Processos de manutenção, escalonamento e congelamento de linhagens secundárias e permanentes como cabine de segurança biológica classe BII, estufa com atmosfera de CO2, microscópio invertido com câmera fotográfica, contêiner com nitrogênio líquido. Centrífuga e freezer para processamento de antígenos virais. Assim como aparelhos fundamentais nas ações de diagnóstico como PCR em tempo real e convencional.  Também conta com um Biotério cadastrado na plataforma CIUCA/CONCEA e no Conselho Regional de Medicina Veterinária. 

O PPGBA também mantém convênio Institucional com o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami - LIKA/UFPE e utiliza sua infraestrutura para a realização de alguns projetos de pesquisa. O LIKA situa-se no campus da UFPE e ocupa uma área de 1.168 m2, em prédio vizinho ao Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da FIOCRUZ. Entre outros, o LIKA possui e disponibiliza para uso compartilhado com o PPGBA, os seguintes equipamentos: Fermentador (5L) New Braunswki; Microscópio eletrônico de varredura (JEOL); Ultracentrífuga (HITACHI); Cromatógrafo para cromatografia em fase líquida de alta pressão; HPCL/FPLC AKTA(AMERSHAM/BIOSCIENCE); Sistema de eletroforese 2D(AMERSHAM/BIOSCIENCE) Sistema MALDI-TOF (AMERSHAM/BIOSCIENCE); Microarray (Applied Precision); Espectrofotômetro visível/uv (HITACHI); Biblioteca; Auditório com sistema para teleconferência (40 lugares); Auditório para 250 pessoas. 

A docente Ana Lúcia Figueiredo Porto firmou recentemente uma parceria com o Instituto Agropecuário de Pernambuco (IPA), onde realiza atividades de pesquisa utilizando suas instalações juntamente com discentes da UFRPE, no projeto intitulado: Produção e aplicação de um biolarvicida por Bacillus thuringiensis BT370 para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) do milho verde.