O Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal (PPGBA) se propõe a formar profissionais capacitados nas áreas de concentração em Morfofisiologia, Sanidade Animal, Ambiental e Humana e Biotecnologia.

 

Área de concentração: Morfofisiologia, Sanidade Animal, Humana e Ambiental

Linhas de Pesquisa: 

  • Estudo dos Mecanismos e Processos Celulares Básicos na Ciência Animal.

Descrição: Esta linha de pesquisa tem o objetivo de pesquisar os mecanismos e processos celulares básicos na Ciência Animal. Aborda os aspectos morfológicos, fisiológicos, bioquímicos, genéticos e ecológicos para a compreensão de mecanismos e processos responsáveis por funções vitais para a manutenção da vida, adaptação às condições ambientais, reprodução e defesa contra mecanismos patológicos nos trópicos. A compreensão destes mecanismos é importante para que os conhecimentos possam ser aplicados na clínica médica e cirúrgica, reprodução, fisiopatologia de doenças, imunomodulação, controle de vetores e pragas, entre outros. 

  • Mecanismos de Ação de Compostos Naturais ou Sintéticos em Processos Funcionais e Patológicos.

Descrição: Esta linha tem como objetivo estudar os mecanismos de ação de diferentes compostos biológicos ou sintéticos frente aos processos funcionais e patológicos, utilizando modelos experimentais in vitro e in vivo. Os estudos procuram elucidar os mecanismos de ação, buscando a melhor compreensão da relação de causa e efeito, gerando perspectivas de elaboração de novas substâncias terapêuticas para uso na Medicina Veterinária e Humana. 

  • Saúde Única.

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo abordar os riscos e a mitigação dos impactos à saúde na interface humano-animal-ecossistema, como a ecologia de vertebrados e dos vetores de patógenos, epidemiologia e impacto socioeconômico das zoonoses endêmicas, emergentes e negligenciadas. As zoonoses e as doenças que impactam a produção animal, a saúde de animais de companhia e a vida silvestre também serão abordadas nesta linha de pesquisa, visando a promoção da saúde animal, humana e ambiental, além da conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico do país.
 

Área de concentração: Biotecnologia

Linhas de Pesquisa: 

  • Microbiologia e Parasitologia Básica e Aplicada.

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo identificar os agentes etiológicos de várias patologias animais a partir da caracterização (fenotípica, molecular e da biologia) de patógenos e artrópodes vetores. Nesta linha também são desenvolvidas, padronizadas e validadas as técnicas de diagnóstico e as medidas de imunoprofilaxia e prevenção de doenças tropicais. 

  • Produtos Bioativos.

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar os produtos naturais vegetais ou microbianos, com atividade biológica e sua utilização no tratamento de doenças animais e humanas. Os projetos desta linha buscam desenvolver bioprocessos para produção de biomoléculas para diversas aplicações biológicas, sejam como biofármacos, bioinseticidas, alimentos funcionais, bem como processos na biorremediação.